Texto ás Escolas sobre a mudança de data

Camaradas.
Enviamos um comunicado da CO do IIIEREA - NE anunciando o adiamento do Evento, em seguida um segundo comunicado sobre a definição da data. Sendo esta de 27 a 31 de maio de 2011.
Tanto antes quanto depois da definição recebemos o posicionamento das escolas, trazendo varias reflexões e condições objetivas da situação dos estudantes de cada universidade assim bem como dos processos de mobilização e formação realizadas nos pré - encontros.
Ao anunciarmos nossa decisão queremos deixar claro que de forma alguma descartamos ou ignoramos todos os elementos levantados pelas escolas. Sabíamos o quanto essa decisão seria desanimadora e que causaria essa enorme frustração, principalmente entre as escolas que já vinham se preparando a mais tempo.
No email anterior da C.O já havíamos explicado os motivos de estarmos adiando, mas recoloco a todos que foram questões de extrema necessidade que nos levaram a tal decisão. Nossa condição de infra-estrutura e alimentação não contemplava a realização do encontro, politicamente necessitávamos fechar ainda muitos nomes e espaços (c. coordenador), assim como amarrá-los metodologicamente melhor.  
Avaliamos que uma ferramenta da envergadura que é o EREA não pode ser realizada apenas com parte a mais ou parte a menos do necessário aos congressistas, tanto infra-estrutural quanto política. Sabemos da disposição e do desprendimento militante de todos, que se colocaram dispostos para ajudar na “carregação de caixa” e para enfrentar as noites mal dormidas e os banheiros “malacabados”, agradecemos a compreensão e a ajuda desprendida.
Mas mesmo com toda essa disposição, não podemos deixar de analisar nossa condição concreta e é sobre esta que temos que atuar. Colocamos-nos a pensar qual é a melhor possibilidade para a FEAB como um todo, analisamos profundamente a conjuntura, levando em conta o sujeito, os trabalhos desenvolvidos nas escolas, as expectativas, as dificuldades, nosso calendário de lutas e compromissos gerais e finalmente a real condição de participação dos estudantes. Esse caldo grosso que surgiu dessa analise, levou em conta não apenas parte ou alguns destes elementos, mas o que envolve o todo, e o todo é a FEAB, que se faz ser muito maior que a soma das partes.
Trazemos essa analise para colocar de maneira bastante fraterna nossa postura de manter o adiamento para a data de 27 a 31 de maio de 2011, pois com este tempo conseguiremos construir um evento e realmente atingir o sujeito que estará presente. Sujeito este que mesmo em menor numero (esperamos de alguma forma minimizar esta situação), terá condições muito maiores de participar e sentir a dinâmica da FEAB no evento, algo que com toda certeza nos trará um maior retorno em nível de organização política nacional. 
Por todo o desgaste gerado pedimos desculpas, reconhecemos nosso erro de não cumprir com o planejado e acordado no Seminário de Construção, mas desculpas é apenas parte do processo. Com toda certeza teremos nossos espaços de avaliação a nível nacional e regional, neles faremos as devidas criticas e autocríticas proveniente de toda essa conjuntura que o IIIEREA está mergulhado.
Mas já que estamos adiando a data e já que os espaços de avaliação ainda não chegaram deixemos o passado e o futuro um pouco de lado, para tentarmos construir o hoje.
Esse hoje vai exigir de nos um desprendimento muito maior para a realização deste IIIEREA, nos de Fortaleza sabendo da condição das escolas do Nordeste e queremos transformar o que até agora está sendo algo bastante impeditivo em algo trabalhoso, mas possível de se fazer.
Dentro da Regional 5 vamos estar centrando forças nas passadas para acompanhar de perto as escolas e construir lado a lado alternativas para que os estudantes possam estar vindo ao IIIEREA, rearticulação de ônibus e estudantes, reuniões e novos pré- EREAs. Os materiais de divulgação serão produzidos e enviados as escolas, contamos com essas para estarem distribuindo na faculdade. A formação política das escolas será subsidiada tanto pelo envio de material pelo correio quanto pela disponibilização no blog. Estamos correndo atrás de recursos para bancar passagens de avião de ida e volta aos coordenadores, assim bem como na ajuda financeira para os ônibus (estamos vendo como podemos garantir isso com mais certeza). As escolas da Regional 8 que temos uma maior distancia vamos nos aproximar o maximo possível, e estar acompanhando as escolas através de email e/ou telefone, para saber da situação e ajudar.
Ressaltamos a fundamental participação das escolas nessa tarefa, sabemos que nos de Fortaleza não vamos conseguir superar sozinhos estas dificuldades que se apresentaram em nosso IIIEREA. É necessário que as escolas continuem com seus trabalhos de base: pré- EREA, agitação e mobilização destes estudantes, organização dos transportes e propagandiação do evento. Não podemos deixar esse clima de desanimo colocar a baixo todo o trabalho que foi e está sendo desenvolvido por todas as escolas. Junto conseguiremos avançar rumo a uma FEAB e a um Nordeste mais forte e combativo.
Encontramos-nos no IIIEREA-NE, em Fortaleza dia 27 a 31 de maio de 2011.
Abraço e força a todos (as).