quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grade do Curso de Coordenadores


23/maio
24/maio
25/maio
26/maio
27/maio
Manhã
chegada
Apresentação do IIIEREA
Papel dos coordenadores
Mística

            Síntese  
Trabalho de Base
Agitação e Propaganda
Planejamento da Coordenação e Mística
Tarde
chegada
Formação em Economia Política
Universidade
Formação Profissional: CT /Oficina de Agitação e Propaganda
Planejamento da Coordenação e Mística
Noite
chegada
Formação em Economia Política
Questão Agrária
Formação Profissional: Agroecologia/ Mística de divisão das duplas de coordenadores e da equipe de mística
 Descanso!

*     Formação em Economia Política: Momento de formação pra trazer pros militantes alguns conceitos básicos em torno da Economia Política, como por exemplo, e formação econômica e social do Brasil e a posterior construção das classes sociais, o papel do Estado da sociedade capitalista entre outros. O método utilizado, geralmente, é bastante dinâmico e já envolve o coordenador na lógica de como trabalhar dentro do EREA;
*     Apresentação do III EREA:

Reflexões sobre qual o papel do EREA atualmente dentro da FEAB. Proposta política da CO Fortaleza, objetivos e pontos principais do encontro a serem trabalhados com os coordenadores.

*     Cultural
Momento de descontração e de integração entre os coordenadores.
*     Papel dos Coordenadores:  
Nesse momento devemos trazer elementos de como são os coordenadores que dão vida ao congresso e dependendo do entrosamento deles as coisas fluem muito melhor. Também traremos elementos em torno da importância das dinâmicas como ferramenta política dentro do debate, sem banalizar, mas também sem esquecer que existe. Logo após esse momento mais geral aprofundaremos no desafio central do coordenador que é o Trabalho de Base;
*     Trabalho de Base:  
Momento que traremos esse desafio para o coordenador, no sentido de contribuir na proposição de um método de cativação, acompanhamento, etc.

*     Questão Agrária: Momento onde serão abordados os espaços de organização do campo e seus processos de luta, o impacto das políticas Governamentais no campo, o papel de parte do Campesinato Brasileiro organizados nos MS na sociedade.


*     Universidade: Momento que será abordado a Universidade e seus espaços de luta, o papel do ME na formação e organização dos estudantes, os ataques do Estado Brasileiro à educação.

*     Agitação e Propaganda; Mística:
Trazer elementos políticos e históricos da agitação e propaganda para a esquerda mundial.
Trazer elementos do papel da mística na luta de classes;

*     Oficina de Agitação e Propaganda
Momento prático de construção de materiais pro EREA. Fabricação de stencil, mural, etc. Construção de paródias de músicas pro EREA.

*     Formação Profissional; Agroecologia:Trazer a Ciência Agroecólogica como tutora dos processos de lutas imprimidos pelas FEAB. Horizonte apontado para o profissional Agrônomo.

*      Formação Profissional; Ciência e Tecnologia:
Momento de estudo sobre o surgimento da ciência clássica, qual espaço ocupa no espectro do conhecimento humano e suas relações com outras formas de conhecimento. Princípio filosófico e quântico para explicar qual condição se situa a ciência, seus limites e contradições modernas. E seu papel atual na sociedade Capitalista.  

*     Síntese:   Momento de estudo sobre qual o papel da síntese, a importância desta na construção das Organizações e seus elementos constitutivos. A síntese no IIIEREA.
*     Mística de divisão das duplas e comissão de mística
A divisão será feita de maneira a se respeitar as disposições e afinidades entre os participantes bem como uma intencionalidade política da CO do IIIEREA. Será um momento místico que facilitará o processo de escolha das duplas, pela CO, bem como os que tiverem uma maior afinidade com a questão da mística.
*     Planejamento
Nesse momento cada dupla irá pensar sobre seus desafios conforme a grade do EREA. A comissão de mística vai pensar e ensaiar todas as místicas do Encontro.
*A Proposta está sujeita a alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário