segunda-feira, 2 de maio de 2011

Programação do Encontro




METODOLOGIA

27/mai
28/mai
29/mai
30/mai
31/mai
Manhã
Inscrições
Abertura
Mesa II e GD: Formação Profissional - Currículo e PL 2829  
Ato Público
Reunião das delegações
Painel I: Análise de Conjuntura: Educação e Questão Agrária
Tarde
Inscrições
Mesa I e GD: Formação Profissional: Extensão e CT    
Painel II
Campanhas da FEAB - Via Campesina
Ato Público
Plenária Final
Noite
Palestra: Histórico da Agricultura
PREB 1: Conjuntura Local
Preparação para o Ato
Painéis Paralelos
Volta para casa!
Apresentação das escolas
PREB 2: Calendário de lutas
Cultural
Cultural
Cultural
Não haverá Cultural.
Recepção e Inscrição: Receber e efetuar a inscrição das delegações dos diferentes estados do Nordeste. Por fim fazer uma apresentação do campus.
Palestra Inicial: “Histórico da Agricultura” - Momento prévio de curta duração, com o objetivo de integrar as congressistas dentro da temática.
Apresentação das escolas: Momento breve onde as escolas que já estiverem chegado se apresentarão.
Mesa de Abertura: Apresentar os objetivos do evento bem como dar boas-vindas as delegações e dar inicio aos trabalhos do encontro.
Painel I: “Analise de Conjuntura” – Momento que os facilitadores irão trazer uma análise de conjuntura da educação e da questão agrária brasileira.     
Mesa 1: Formação Profissional” –  Este momento trará uma abordagem da Universidade na formação do futuro Agrônomo, qual tem sido seu verdadeiro papel e como tem ocorrido os ataques a Educação Superior, como a fragmentação do curso visa atingir os objetivos do Capital, a super especialização e o quão isso é prejudicial  a Sociedade. Tendo como eixos transversais o Currículo e a PL 2829 para abordar estas temáticas.   
PREB I: Plenária Regional de Entidades de Base: Momento onde se reúne toda a militância da federação para apresentar a realidade de cada grupo e realizar um repasse das atividades desenvolvidas. Este momento tem como objetivo, também, levantar elementos da conjuntura local, a fim de deixar claro quais são os momentos estratégicos de luta para o próximo período.
PREB II: Plenária Regional de Entidades de Base: Momento de continuidade a PREB I, onde aprofundaremos nossa analise sobre a conjuntura local, assim buscando construir coletivamente os apontamentos de luta pro próximo período. Teremos ao fim do espaço a construção de um calendário de lutas e eventos da FEAB Nordeste.
Mesa II:Formação Profissional” – Momento onde estaremos abordando o papel da Universidade como formuladora de Ciência e como esta é levada a Sociedade, travando o debate na perspectiva de uma necessária mudança na forma de se fazer Ciência e de se difundi-la. Serão temas transversais a Extensão e Ciência e Tecnologia. 
 Painéis Paralelos: Varias temáticas ligadas ao evento que estarão ocorrendo paralelamente: Educação do campo, Campanhas da FEAB, Gênero, Novas Tecnologias, Matriz energética e energias renováveis, Código Florestal, Soberania Alimentar, Cotas.
Grupos de Discussão (GD I E II): Destinado ao aprofundamento e troca de experiências dos participantes, usando como subsídio, dinâmicas de grupo e as discussões realizadas nos painéis que serão sistematizados com a ajuda dos coordenadores.
Preparação e Oficina do Ato Público: Momento onde apresentaremos o objetivo do ato na cidade de Fortaleza, bem como as características da região. A oficina do ato será um momento de construir a cara do nosso ato para dialogar com a sociedade em torno das nossas pautas de reivindicação.
Ato Público: A partir da dinâmica do congresso dialogaremos com o coletivo da sociedade para extrapolar nossas pautas além dos muros da universidade.
Descanso: Momento Livre.
Oficinas: Atividades leves e de cunho mais pratico.
 Atividades Culturais: Propiciar a produção artística e cultural da região, divulgar trabalhos desenvolvidos nas escolas e valorizar a cultura popular da região.
Reunião das Delegações: Momento em que as delegações irão se reunir para compartilharem suas impressões políticas do encontro regional.
Plenária Final: Momento onde estaremos votando as propostas que tenham surgido durante o encontro. A votação será presencial, ou seja, sem delegado e por maioria de voto. Encaminhamentos políticos do encontro, nota de apoio e/ou nota de repudio. Apresentação e consolidação do calendário de lutas.
Culturais (propostas de programação)
27/05: Apresentação de um espetáculo teatral que tenha como foco a agricultura nordestina e os desafios do semiárido; Posterior apresentação musical com banda a definir.
28/05: Apresentação de banca típica nordestina (a definir)
30/05: Apresentação musical (a definir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário